Atenção e Cidadania: Mutirão Rural realizou quase dois mil atendimentos num único dia.

Acordar cedo já é um costume diário de quem mora no campo, mas neste domingo o despertar dos moradores do distrito rural São Jorge , distante 70 quilômetros de Tangará da Serra, teve um motivo especial. Às sete e meia da manhã a fila era grande em frente à Escola Estadual Ministro Petrônio Portella. Todos em busca de preencher o formulário de triagem para receber os atendimentos oferecidos pelo Mutirão Rural da Cidadania, promovido pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar-MT. O mutirão tem tradição de 20 anos e superou as expectativas dos organizadores, informou o supervisor regional do Senar – MT, Rodrigo Garcia.

“Realmente um dia especial, pois o envolvimento de todos foi muito grande, desde quem trabalha pelo mutirão, tanto de quem veio aqui esperando o melhor. Ficamos satisfeitos com essa participação.” – ressaltou Garcia.

A movimentação no pequeno distrito foi intensa. Ônibus com profissionais, caminhão equipado com consultório odontológico, voluntários, equipamentos.

Dona Maria da Conceição, moradora do lugar também estava lá, ansiosa para se consultar e trocar os óculos.

“Esta é uma das poucas oportunidades que a gente tem para passar pelo médico, a esta distância em que moramos da cidade. E nós, estamos esquecidos ultimamente, sem atendimento. Eu gostei muito, por que consegui reencontrar até velhos amigos.” – disse a moradora.

O atendimento foi completo, teve quem foi tirar documentos pessoais, como certidão de nascimento, RG, CPF, quem recebeu atendimento pelo INSS, da Defensoria Pública, palestras sobre hábitos de vida saudável, cursos de auto maquiagem e também embelezamento, cortes de cabelo, ou foi apenas levar as crianças para brincar e participar das atividades de recreação. Foi oferecida uma deliciosa refeição aos participantes. Mas, muita gente aproveitou mesmo para colocar exames de saúde em dia e passar por consulta especializada com o médico alergista Dr. Joel Pereira, que trabalhou de forma voluntária no mutirão.
Foram realizados no total, 1.712 atendimentos em aproximadamente 7 horas de mutirão.

Para o Presidente do Sindicato Rural de Tangará a Serra, Reck Júnior, ações como esta demonstram não apenas solidariedade, mas, oferecem algo concreto para a população rural que tem dificuldades de transporte e acesso a serviços básicos. Reck ressaltou ainda as parcerias que foram feitas, para que o mutirão se tornasse realidade para os moradores da comunidade São Jorge.

“ Eu só tenho a agradecer a cada pessoa que se dispôs  a acordar cedo e passar o domingo todo aqui nesta comunidade, ouvindo pessoas, oferecendo algo bom para elas e vendo o sorriso no rosto de cada uma. Realmente uma satisfação, poder proporcionar por meio do Sindicato Rural em parceria com o Senar e demais instituições, este grande dia.” – disse Reck.

O Mutirão Rural contou ainda com a parceria do INSS, Defensoria Pública, Politec, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Grupo Desbravadores e Programa Novo Tempo da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Autor: Ana Paula Gonçalves
Arquivos - Galeria de Fotos
DSC03155.JPG : DSC03164.JPG : DSC03171.JPG : DSC03174.JPG : DSC03177.JPG : DSC03179.JPG : DSC03183.JPG : DSC03190.JPG : DSC03192.JPG : DSC03204.JPG : DSC03212.JPG : DSC03216.JPG : DSC03221.JPG : DSC03222.JPG : DSC03232.JPG : DSC03233.JPG : DSC03245.JPG : DSC03247.JPG : DSC03264.JPG : DSC03265.JPG : DSC03154.JPG : DSC03153.JPG : DSC03147.JPG : DSC03144.JPG : DSC03143.JPG : DSC03138.JPG : DSC03136.JPG : mutirão sao.jpg :