Saída da produção de soja em Mato Grosso será um dos temas de uma Caravana pela Bolívia, Chile e Peru que começa nesta sexta.

A Caravana da Integração será realizada de 22 a 27 de Abril e pretende desenvolver ações integradas com os países do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur).

Além de representantes dos países vizinhos e do Governador de Mato Grosso Pedro Taques, fará parte da comitiva, o Presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra Vanderlei Reck Júnior e o vice-presidente Clovis Felix de Paula.

A Caravana da Integração vai debater e conhecer soluções que podem dar certo nas áreas de segurança, comércio, turismo, cultura e buscar a saída da produção de Mato Grosso pelos portos do Oceano Pacífico. A principal estratégia do governo estadual é fazer com que a produção mato-grossense ganhe uma saída pelo Pacífico, barateando os custos de transporte e chegando com mais agilidade à China, principal consumidora da produção de grãos do estado, isso deverá gerar mais renda e empregos em todo o Estado de Mato Grosso.

O Presidente Reck Júnior, explicou como deverá ser a estratégia para que este objetivo seja alcançado pelos produtores.

“O nosso objetivo é levar a soja até a China, pelo Pacífico. Mas pra chegar até o Oceano esses grãos passam por estradas que cortam os países vizinhos como a Bolívia e o Peru. Nós precisamos conhecer de perto essa realidade e as condições das estradas e de imigração dos países. Será uma boa troca de experiência e parceria, que é um dos lemas da gestão Pedro Taques, transformação e integração.”

A Comitiva partirá de Cuiabá nesta sexta-feira dia 22 de Abril, seguindo até Cáceres, passará pela Bolívia, Chile até chegar no Peru.

Ao longo do percurso serão firmados, nos diferentes países, acordos de cooperação e integração com os governos subnacionais do Centro-Oeste Sul Americano. E, chegando ao Pacífico, será possível conhecer os portos chilenos e peruanos.

Também representará Tangará da serra e compõe a caravana o vereador Luiz Henrique Matias.

 

Links Úteis

Endereço: Av. Lions Internacional, 2.650-W – Vila Esmeralda, Parque de Exposições
Telefones: (65) 3325-0142
Horário: Seg. à Sex - 07:30 às 11:00 - 13:00 às 17:30