Famato pede a inversão das etapas de vacinação contra febre aftosa

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) protocolou no dia 6 de maio, no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), o ofício n° 129/2016  recomendando a inversão das etapas de vacinação contra a Febre Aftosa no estado.

A Famato recomenda que a vacinação de todos os bovinos e bubalinos sejam realizadas no mês de maio e a vacinação dos animais de 0 a 24 meses no mês de novembro, ou seja, o inverso do que vem ocorrendo atualmente.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Famato Rogério Romanini o pedido se originou a partir das pesquisas mais recentes que mostram perdas gestacionais de 16,5% em vacas vacinadas 30 dias após a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) contra 4% em grupo de fêmeas que receberam a dose contra aftosa 20 dias antes da inseminação.

O analista de pecuária da Famato e médico veterinário Marcos de Carvalho explica que no mês de novembro, apesar de muitas propriedades no estado não utilizarem a técnica da IATF, todas que possuem vacas estão em estação de monta buscando fertilização.

Conforme a pesquisa realiza em um Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ao vacinar a vaca prenha contra febre aftosa, em algumas fêmeas há uma descamação no útero e elevação na produção de prostaglandina. A maior quantidade desta substância reduz o nível de progesterona, responsável por segurar a gestação. Além disso, qualquer problema na parede do útero pode fazer com que o organismo entenda que se trata de um corpo estranho e provoque o aborto.

Se o pedido for validado, a Famato defende para que a recomendação seja mantida para os próximos anos sob validação do Indea e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completou 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e o Imea. Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.

Fonte: Ascom Famato