Logística: Rodada de reuniões discutirá Fethab regional com produtores rurais

As discussões sobre uma nova modalidade de cobrança do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) propostas pelo governo estadual serão levadas ao interior. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e a Federação da Agricultura e da Pecuária (FAMATO) realizarão reuniões para tratar do chamado Fethab 2, cuja proposta é dobrar a arrecadação em regiões pontuais para acelerar as obras.

“Estamos em um momento de crise econômica no País e o agronegócio já foi atingido, aliado a uma safra ruim por causa das condições climáticas. Precisamos ouvir a base e entender se é possível fazer esse ajuste na contribuição”, diz Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja.

As reuniões ocorrerão nos municípios pólo das nove regiões onde serão realizadas posteriormente as audiências públicas. Em reunião nesta quarta (11), o Conselho Diretor do Fethab aprovou ajustes na legislação e modificou o perfil das audiências, que serão informativas, conforme já prevê a lei e o decreto. As decisões serão aprovadas durante reunião do conselho.

“Os produtores rurais precisam se mobilizar e participar das reuniões organizadas pelas entidades, pois é onde definiremos a possibilidade ou não do Fethab 2 e as obras prioritárias”, afirma Rui Prado, presidente da FAMATO.

A princípio, as entidades propuseram ao governo estadual que a contribuição seja de 50% além do valor pago atualmente durante este ano e, no próximo ano, seria discutida a dobra. “Porém, ainda temos que conversar com nossos associados para verificar se isso será realmente viável para os produtores rurais”, finaliza Dalcin.

Abaixo, as datas e horários das reuniões regionais:

Data

Município

Horário

12/mai

Cuiabá

19h

16/mai

Tangará da Serra

9h

16/mai

Juína

19h

17/mai

Sapezal

9h

17/mai

Cáceres

19h

18/mai

Sorriso

9h

27/mai

Confresa

9h

27/mai

Água Boa

19h

30/mai

Rondonópolis

9h

30/mai

Primavera do Leste

19h

06/jun

Alta Floresta

9h



Fonte: Ascom Aprosoja

Links Úteis

Endereço: Av. Lions Internacional, 2.650-W – Vila Esmeralda, Parque de Exposições
Telefones: (65) 3325-0142
Horário: Seg. à Sex - 07:30 às 11:00 - 13:00 às 17:30