Morre o pesquisador José Tadashi, o ‘pai do vazio sanitário’

O fitopatologista José Tadashi Yorinori, 72 anos, considerado um dos mais renomados na área no Brasil, faleceu na noite de segunda-feira, 13 de junho, em Lodrina (PR), após sofrer uma parada cardíaca. O engenheiro agrônomo tinha mais de 40 anos de pesquisa dedicadas à soja, especialmente em doenças como a ferrugem asiática.

 
 
O pesquisador estava internado em Londrina desde o final de abril, após sofrer um acidente ao cair de uma escada em sua casa.
 
 
Tadashi teve uma parada cardíaca na noite de segunda-feira quando se preparava para um procedimento clínico, depois de seu quadro de saúde apresentar complicações.
 
 
O pesquisador é considerado um dos mais importantes nomes do agronegócio brasileiro. Com mestrado nos Estados Unidos e mais de 40 anos de pesquisa e experiência, Tadashi tinha entre as suas especialidades a ferrugem asiática, tanto que é considerado o "pai do vazio sanitário".
 
 
Em Mato Grosso, Tadashi era parceiro de entidades como a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e Fundação MT. Ele também trabalhou no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
 
 
O presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Carlos Augustin, afirma que o agronegócio brasileiro perdeu um dos seus grandes nomes. “Com seus estudos a agricultura brasileira conhecer e combater a ferrugem asiática, desta forma a prática do vazio sanitário foi difundida com êxito”.
 
 
"Para o agronegócio brasileiro é uma grande perda. Tadashi foi um grande homem, pesquisador e dedicado aos estudos que beneficiaram o setor produtivo. Aos familiares nossos sinceros sentimentos", declarou o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.


Fonte: Cenário MT

Links Úteis

Endereço: Av. Lions Internacional, 2.650-W – Vila Esmeralda, Parque de Exposições
Telefones: (65) 3325-0142
Horário: Seg. à Sex - 07:30 às 11:00 - 13:00 às 17:30