Reck Júnior acompanha Pedro Taques em reunião com o Governo Boliviano

O presidente da Associação Pró-Hidrovia Paraguai - Paraná (APH) e presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Vanderlei Reck Júnior, viajou para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, nesta sexta-feira (05). Ele acompanha o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, para participar de reuniões que têm o objetivo de aumentar as relações com comércio e integração com o país vizinho.

A comercialização de ureia é um dos assuntos que estão em pauta com o Governo Boliviano e o Departamento de Santa Cruz. “Irão começar a produzir ureia agora, então nós temos muito interesse neste comércio. Para nós de Mato Grosso que é o maior produtor de soja, o maior produtor de milho e o maior produtor de algodão do país, e automaticamente o maior consumidor de ureia para fins agrícolas, isso é muito bom. Sabemos que eles têm um déficit de soja e nós temos soja pra oferecer e temos interesse em comprar ureia. É um casamento perfeito se der certo essas duas pontes comerciais. Tanto Mato Grosso quanto a Bolívia irão ganhar muito com isso”, disse Reck após a primeira reunião do dia durante a manhã. 

Ele ainda ressaltou que na parte da tarde haveria outro bate papo com as lideranças bolivianas para tentar avançar nas negociações. O novo acordo de exportação do gás, a pavimentação da estrada que liga San Matias a Santa Cruz de la Sierra e a liberação do voo internacional partindo de Mato Grosso são outros temas que devem ser abordados.

Além do governador de Mato Grosso, também estava previsto que os governadores de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e o de Minas Gerais, Fernando Pimentel participem das reuniões com o governo boliviano. A nova reunião foi sugerida pelo ministro de Hidrocarburos do Governo da Bolívia, Luis Sánchez. 

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, a agenda faz parte das tratativas do Governo de Mato Grosso com a Bolívia. "Essa viagem é bastante importante, é mais uma tratativa com o governo da Bolívia. É uma agenda permanente que nós temos. Recebemos há pouco tempo o ministro de Hidrocarburos com uma oferta de ureia, que está sendo produzida a partir do gás na Bolívia, e nós somos um grande consumidor de ureia na agricultura", disse. 

Além disso, o secretário destaca que o Estado tem interesse direto no fornecimento do gás. "Queremos estabelecer um contrato com maiores volumes e de fornecimento fixo deste gás. Vamos tratar essa pauta em paralelo", explicou o secretário. 

Por fim, Ricardo ressalta que o governo continua buscando a integração através da pavimentação da rodovia que liga San Matias a Santa Cruz de la Sierra. Um trecho de pouco mais de 300 quilômetros que ainda não tem asfalto. Além disso, buscam com o governo boliviano a liberação de voo internacional entre Cuiabá e Santa Cruz de la Sierra. 

Caravana da Integração 

A viagem a Bolívia acontece um ano após a Caravana da Integração do Governo de Mato Grosso ter cruzado o país até chegar ao Pacífico. A expectativa é de que o governo boliviano possa apresentar solução ao problema de infraestrutura. Essa é a terceira vez que Taques vai ao Departamento de Santa Cruz. Na primeira oportunidade debateu a Integração com Mato Grosso em reunião com o governador Ruben Costa Aguilera. 

*Com informações do Gcom

Links Úteis

Endereço: Av. Lions Internacional, 2.650-W – Vila Esmeralda, Parque de Exposições
Telefones: (65) 3325-0142
Horário: Seg. à Sex - 07:30 às 11:00 - 13:00 às 17:30