Sindicato Rural recebe certificado de Excelência em Planejamento

A qualificação da mão de obra é o caminho para o crescimento e o fortalecimento do agronegócio. E é pensando desta forma que o Sindicato Rural tem trabalhado cada vez mais, sempre visando a valorização do homem do campo. Para isto, conta com uma parceria consolidada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT).

O resultado deste trabalho em conjunto foi o certificado de Excelência no Planejamento, entregue ao Sindicato, pelo cumprimento da meta de mais de 80% dos eventos do Plano Anual de Trabalho de 2016. No ano passado foram ofertados 62 treinamentos e mais de 1272 pessoas foram capacitadas, oferecendo ao mercado de trabalho mãos de obras qualificadas. Desta forma, mais de 93% do planejamento foram atingidos.

Os treinamentos mais procurados, principalmente pelo produtor rural, são os exigidos pelo Ministério do Trabalho, relacionados às Normas Regulamentadoras (NRs), dentre elas a NR 31.8, NR 33, NR 12, NR 31.12 e NR 35.

O presidente do Sindicato Rural, Venderlei Reck Junior, enalteceu os trabalhos desenvolvidos pela Mobilizadora Sindical, Keile Martins, e ressaltou a importância da participação dos produtores em todo o processo. “0,2% de tudo que produzimos e comercializamos em Mato Grosso é convertido para o Senar, para fazer estes tipos de treinamentos, que irão beneficiar toda a comunidade e o desenvolvimento das propriedades rurais”.

Já de acordo com Keile, para este ano a meta é trazer ainda mais capacitação para a região. Em 2017, já foram mais de 160 demandas planejadas e 70 realizadas até o momento, com mais de 600 pessoas capacitadas. “Além dos cursos já previstos para este ano, também há a possibilidade dos cursos não planejados, desde que tenhamos o local e a quantidade de alunos interessados. Além disso, já está planejada a reunião para o Planejamento Anual do Trabalho – PAT 2018, que acontece na próxima quarta-feira (28), às 18h30, no Sindicato Rural”, relatou.

Ela também falou sobre como é importante os produtores participarem de todo o processo de realização dos cursos. “Além da parceria com o Senar, tudo só é possível graças ao comprometimento dos produtores rurais, porque é através do compromisso que eles têm em trabalhar em conjunto com o Sindicato, que conseguimos atender a todos os prazos e aos pré-requisitos exigidos”, finalizou.