ESTRADEIRO SUDOESTE FINALIZA ATO COM COMPROMISSO FIRMADO ENTRE AUTORIDADES

Integração foi o lema do Estradeiro Sudoeste, promovido pelo Núcleo local da Aprosoja em parceria com o Sindicato Rural de Tangará da Serra, que percorreu no sábado (11) exatos 464,4 quilômetros, totalizando 714,9 quilômetros nos dois dias da ação, sendo que no último contou com a participação de mais de cem pessoas em 32 carros. O objetivo do movimento foi observar as condições de infraestrutura das vias estaduais e municipais daquela região mato-grossense.

Foram diversos os desafios ao longo do trecho. Logo na saída, os participantes, entre produtores rurais, empresários e autoridades, enfrentaram uma forte neblina na Serra dos Parecis, na MT-480, sentido Deciolândia, o que exigiu atenção redobrada. Havia chovido na noite anterior e, por conta da falta de asfalto, a comitiva se deparou com dois caminhões atolados na antiga BR-364 sentido Itanorte.

A estrada passa por uma área indígena. O índio Dinaldo Zo-Zoe-Zokemayke, da etnia Pareci, lembra que o problema é frequente. “Tem vezes que os caminhoneiros ficam até uma semana até que sejam socorridos. Quando chove fica muito difícil para nós sairmos também. Já pedimos o reparo ao prefeito Fábio Martins Junqueira e o secretário municipal de Infraestrutura Francisco Clemente. Temos esperança que os deputados aqui presentes no Estradeiro possam reforçar nosso apelo”, enfatiza.

Para o Deputado Federal Ezequiel Fonseca, medidas paliativas devem ser tomadas imediatamente; porém, um plano estrutural visando o longo prazo será entregue ao Governador reforçando o pedido. “Vamos buscar a pavimentação asfáltica e fazer a ligação com a área de Cáceres, facilitando, inclusive, a logística das produções agropecuárias e empresariais. A problemática será encaminhada à Brasília com a bancada de Mato Grosso para que nós consigamos arrecadar recursos e trazer para essa região”.

O Estradeiro passou por Deciolândia, Itanorte, Chapadão do Rio Verde, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Lambari, Panorama, retornando a Tangará da Serra. O Deputado Estadual Wagner Ramos reafirmou o compromisso em recuperar as vias. “Observamos a falta de asfalto e de acostamento. Trechos que precisam ser cascalhados imediatamente para que os motoristas não fiquem com seus carros atolados. São muitos os trabalhos que nós temos a obrigação de realizar”.

O também Deputado Estadual Saturnino Masson salienta a importância do movimento. “Uma viagem de avaliação das estradas, das pontes, do trabalho que tem que ser feito na região. Uma grande parte nós já conhecíamos. Acredito que é uma integração e todos devem estar unidos para nos próximos anos termos essa ligação via asfáltica”, disse.

Além dos deputados, prefeitos, vereadores, empresários, sindicalistas e produtores percorreram as Rodovias Estaduais e vias municipais, sustentando que a integração asfáltica é salutar para o agronegócio, a economia, a saúde, a educação e a prestação de serviço intermunicipal.

Foram diversas as reivindicações dos participantes às autoridades. O presidente do Sindicato Rural, Vanderlei Reck Junior, reforçou a importância do ato para que os integrantes observassem in loco as dificuldades dos usuários no transito entre municípios e distritos. “Vimos a carência e há muita coisa a ser feita nas estradas e regiões por onde passamos”, disse.

Ainda segundo Reck, o próximo passo é elaborar um relatório sobre os pontos mais críticos e encaminhar uma proposta de melhorias fundamentadas ao Governo do Estado de Mato Grosso. “São vias importantes para a nossa região e que estão em estado crítico, entre elas a MT-240, MT-358, MT-335 e a MT-339. Essas precisam ser atendidas de forma emergencial”, conclui.

Autor: Luciane Carvalho
Fonte: Ascom SindRural Tangará da Serra-MT