NOVAS TECNOLOGIAS SÃO APRESENTADAS A PRODUTORES DE TANGARÁ DURANTE CARAVANA

“Não temos como fugir da tecnologia. Precisamos estar abertos para recebê-la”. Foi desta forma que o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Reck Junior, ressaltou a importância do tema da Caravana Soja Brasil, que passou pelo município nessa quinta (23) e sexta-feira (24). Produtores, universitários, professores e consultores lotaram o auditório do sindicato.

“Estamos muito felizes em receber pela segunda vez esta caravana que percorre as principais cidades produtoras do nosso país e Tangará não podia ficar de fora. A casa cheia mostrou mais uma vez o interesse do produtor em buscar novas tecnologias. Precisamos dos técnicos mas, principalmente, do interesse do produtor em recebê-los nas suas propriedades, ajudando a desenvolver estas tecnologias de acordo com as peculiaridades de cada lugar e esta rodada da caravana tem focado isso. É um passo muito importante para nós discutirmos e ajudarmos nas melhorias dessas ferramentas que servem para nossa gestão”, disse Reck.

O presidente ainda destacou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), que tem liderado este processo. “O Senar é uma grande ferramenta do produtor. Sempre tenho falado isso porque não se trata de uma instituição pública e sim oriunda dos recursos de todos os produtores. É uma instituição que tem feito um trabalho brilhante de prestação de serviços não só para o produtor, mas para toda a sociedade”, completou.

Com o tema “O que a tecnologia tem para oferecer à agricultura”, a caravana busca trazer um pouco dessas novidades, conectando-as aos produtores rurais. De acordo com Otavio Celidonio, superintendente do Senar-MT, a ideia é buscar entender quais são as necessidades no campo para criar novas soluções e colocar os produtores na trilha da tecnologia.

“Uma das maiores carências dos produtores é a gestão, que precede tudo que falamos. Através de uma boa gestão conseguimos utilizar bem a agricultura de precisão, a questão da previsão climática e, nesse sentido, a gente vê várias iniciativas e tenta buscar essa interação e o uso de soluções de gestão. Mas tudo também depende de mudanças de hábitos, que é o motivo de realizarmos esses eventos, as mobilizações e a conscientização dos produtores”, disse, ainda destacando que essa discussão é fundamental pois Mato Grosso está em um local mais distante e já sofre com um preço menor.

A delegada coordenadora do núcleo da Aprosoja em Tangará, Eloiza Zuconelli, ressaltou que alguns desafios ainda são determinantes para a chegada das tecnologias digitais às lavouras.

“O produtor mato-grossense é um grande entusiasta da tecnologia. Estamos entrando em uma outra fase de tecnologias necessárias na manutenção dos nossos negócios, no desenvolvimento da nossa agricultura e pecuária. Tem muita coisa boa a ser feita, são muitas ideias, mas ainda esbarramos em alguns desafios, como a infraestrutura da nossa telecomunicação. Tecnologia digital precisa de internet e não temos internet de qualidade. Pra aderirmos, acaba se tornando muito mais caro porque precisamos de uma boa estrutura de internet nas propriedades”.

Palestras e discussões

Além da palestra principal, com o tema "O futuro já chegou! O que a tecnologia tem a oferecer à agricultura", a programação Caravana Soja Brasil, realizada pelo SENAR-MT, Canal Rural, Aprosoja Brasil e diversos outros parceiros, tem ainda em sua programação a apresentação do superintendente do Senar-MT e de Fábio Silva que fala sobre o AgriHub, com um encontro exclusivo com os produtores no segundo dia de evento.

Para Fábio, que é instrutor do Senar-MT, o reforço do AgriHub vem para mostrar ao produtor o que está sendo feito pelo Sistema Famato em 2017. “Durante a caravana, apresentamos para eles três startups que vieram de Pelotas/RS e do interior de São Paulo para resolver os seus problemas. Temos uma empresa que trabalha com monitoramento de pragas e doenças, uma que tem a gestão das propriedades rurais como foco e uma terceira que trabalha a regulagem de pulverizadores”.

Luciano Resende é engenheiro agrônomo, produtor e prestador de serviços. Cultiva 3 mil hectares de soja e milho safrinha, nos municípios de Diamantino e Nova Maringá. Para ele, o importante é facilitar ainda mais o serviço diários nas fazendas. “Estas plataformas vêm de encontro com a nossa rotina que vai desde o monitoramento, o planejamento e o principal que é o acompanhamento semanal, ou até diário, conforme a cultura e conforme a propriedade. O mais importante destas tecnologias é facilitar o nosso serviço”.

Programação da Caravana

Nessa semana a Caravana Soja Brasil passou por Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra e Diamantino. Nesta primeira etapa serão visitados 10 municípios.

Sendo assim, na próxima semana os eventos do Soja Brasil acontecem em Sinop, Sorriso, Ipiranga, Tapurah e Nova Mutum. Confira a programação:

Segunda-feira (27.11) Sinop - palestras (noite)

Terça-feira (28.11) Sinop -  Conexão AgriHub (manhã)

Terça-feira (28.11) Sorriso - palestras (noite)

Quarta-feira (29.11) Sorriso -  Conexão AgriHub (manhã)

Quarta-feira (29.11) Ipiranga do Norte - palestras (noite)

Quinta-feira (30.11) Ipiranga do Norte - Conexão AgriHub (manhã)

Quinta-feira (30.11) Tapurah - palestras (noite)

Sexta-feira (01.12) Tapurah - Conexão AgriHub (manhã)

Sexta-feira (01.12) Nova Mutum - palestras (noite)

Sábado (02.12) Nova Mutum - Conexão AgriHub (manhã)

Autor: Gabriela Gonçalves - Ascom Sindicato Rural de Tangará da Serra