Sindicato Rural realiza mais uma edição do programa “Filhos no Campo”

Apresentar às crianças a importância do trabalho do homem no campo e as etapas do processo produtivo, para que desperte nelas o interesse em serem gestoras e profissionais do meio rural. Este são os principais objetivos do programa Filhos no Campo, desenvolvido pelo Sindicato Rural em Tangará da Serra, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

Em 2018, o projeto acontece entre os dias 2 e 27 de abril. Neste período cerca de 20 turmas, de cinco escolas do município, irão fazer visitas à propriedade que é parceira no programa: o Rancho Bom Sossego, localizado no distrito de Progresso. As escolas que se inscreveram para participar são: CME Fausto Masson, EE Patriarca da Independência, CME Dom Bosco, EE Emanuel Pinheiro, EE Jonas Lopes da Silva e EE Antônio Hortollani.

Rosiane Vitória Alves, de 11 anos, estava encantada com tantas novidades. “É a primeira vez que visito um lugar assim, no campo. Eu não sabia de onde vinham algumas coisas que eu consumia em casa como o leite, o peixe, carne e outras coisas também. Foi muito legal poder dar ração aos peixes e aprender a tirar o leite da vaca”, contou.

Já Gabriel Felipe Alves de Freitas, 10 anos, nasceu em um sítio e já conhecia bem a rotina rural, mas ainda assim, teve a oportunidade de conhecer coisas novas. “A piscicultura foi uma novidade pra mim. Eu não sabia como funcionava o tratamento dos peixes e de que forma eles se desenvolviam assim, em um lugar que foi construído pelo homem”, ressaltou.

Uma das responsáveis em passar, na teoria, tantas novidades para as 26 crianças que estavam presentes nesta quarta-feira (11) no rancho, a instrutora do Senar, Neriely da Silva Gonçalves, disse que é muito importante que elas aprendam, desde cedo, sobre o trabalho do  produtor rural.

“Hoje eu ensinei sobre algumas das principais cadeias produtivas que são desenvolvidas em Mato Grosso como a avicultura, a suinocultura, a piscicultura, o gado de leite e de corte. O objetivo do Senar é que, no futuro, essas crianças se interessem em estudar e se especializar para trabalhar com isso. Então vivenciar como são produzidos os alimentos que eles compram no mercado é muito importante para que tenham uma perspectiva diferente e muitas que estão aqui estão tendo, hoje, o primeiro contato com o meio rural.”

A proprietária do rancho, Cláudia Serrano, também ressaltou a importância de pensar no futuro. “Os produtores têm muita importância para a cidade, por tudo que produzem no campo, principalmente os alimentos. Da mesma forma, nós, que estamos aqui, precisamos de quem está na cidade porque vamos precisar de um profissional especializado para nos ajudar em diversas áreas”.

O programa

O “Filhos no Campo” foi criado pelo Senar-MT pensando também na importância que é as crianças poderem levar para seus lares uma opinião formada sobre a realidade do setor que mais ajuda o estado a se desenvolver.  Com o pleno desenvolvimento do agronegócio em Mato Grosso e o crescimento das áreas produtivas, a necessidade de novos gestores faz-se extremamente necessária, associada à dificuldade em mostrar a importância do trabalho do produtor rural, que assumiu a tarefa de produzir alimentos para toda população mundial que cresce numa progressão geométrica, enquanto as áreas aumentam em progressão aritmética, transforma-se em preocupação.

Em 2017, através do Sindicato Rural de Tangará da Serra, cerca de 660 crianças passaram pelo projeto. E o período das atividades no campo é integral, com duração de 8 horas.

Arquivos - Galeria de Fotos
WhatsApp Image 2018-04-12 at 09.39.36 (2).jpe : WhatsApp Image 2018-04-12 at 09.39.36 (1).jpe : WhatsApp Image 2018-04-12 at 09.39.36.jpeg :