Serviços básicos e acessíveis atraem centenas de famílias para o Mutirão Rural

O brilho nos olhos de quem há muito tempo não via uma movimentação tão diferente na comunidade. Isto foi o que mais chamou a atenção durante o Mutirão Rural que aconteceu no sábado, dia 23, no Assentamento Antônio Conselheiro, realizado pelo Sindicato Rural de Tangará da Serra, em parceria com o Senar-MT.

Pátios e salas da Escola Estadual Che Guevara foram tomados por pessoas de todas as idades que buscavam a acessibilidade de mais de 30 serviços e atividades. O que para eles até então era inviável, pela distância do centro urbano, foi disponibilizado com a ajuda de mais de 150 voluntários durante todo o dia.

Quem precisava de mais de um atendimento fez questão de chegar cedo ao local. Foi o caso do senhor José Mário Pereira, um dos primeiros a chegar no Mutirão. “Eu vim para tirar foto 3x4, segunda via de documentos e plastificar. Mas chegando aqui já aproveitei para atualizar as vacinas, fazer alguns testes rápidos e medir a pressão. Agora posso ir embora feliz e tranquilo porque além de ter resolvido meus documentos, ainda estou mais saudável do que imaginei”, garantiu.

A dona de casa Dirce Soares também estava radiante com o Mutirão e ressaltou que ainda iria poder usufruir de alguns benefícios depois que fosse embora. “Além de outros atendimentos que passei, fui presenteada com uma maquiagem e não irei retirá-la tão cedo. Não é sempre que tenho a oportunidade de ficar tão bonita assim, então vou providenciar algum lugar para passear hoje”, destacou. Ela também ganhou duas mudas de banana e estava empolgada com a possibilidade de cultivar uma variedade diferente em seu sítio, onde já tem outros dois mil pés da fruta.

Ao todo, foram realizados 1.899 atendimentos de 8h às 16h.

“É muito gratificante poder ver as contribuições do produtor rural voltar para a sociedade em forma de serviços e cidadania. E o Sindicato Rural de Tangará da Serra tem a responsabilidade social como uma de suas prioridades, então ficamos honrados e felizes de participar de momentos como este, do Mutirão Rural, onde muitas famílias são presenteadas com diversos tipos de atendimentos básicos, que são de seu direito, mas que elas não possuem acesso por morarem aqui na zona rural”, ressaltou o diretor do Sindicato Rural, Eduardo Germano.

Serviços

Dentre os serviços ofertados durante o Mutirão Rural no Assentamento Antônio Conselheiro, estavam incluídos teste de glicemia, aferição de pressão arterial, exames de IMC, testes rápidos (HIV, Hepatite B e C, sífilis, colesterol e triglicerídeos), vacinas básicas, avaliação de optometria (óculos de grau), atendimento odontológico (limpeza, prevenção e orientação), atendimento de fisioterapia (avaliação postural e avaliação funcional), psicólogo, treinamento funcional e zumba.

E ainda os atendimentos de cidadania como Benefício de prestação Continuada (BPC) para pessoas idosas ou portadores de deficiências física e mental, atendimento assistencial ao idoso, Programa bolsa Família, Passe Livre Intermunicipal (acima de 60 anos), atendimentos aos deficientes, Cadastro Único (inclusão e atualização), atendimento psicossocial, divulgação da Campanha Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil, divulgação da Campanha Nacional Faça Bonito – Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, plastificação de documentos, segundas vias de certidões (nascimento, casamento e óbito), espaço cidadania e fotografia 3x4, primeira e segunda via de RG (primeira via para crianças acima de 9 anos e que saibam escrever), emissão de Declaração de Atividade Rural, encaminhamento ao INSS (aposentadoria rural), declaração de hipossuficiência e orientação jurídica.

Também foram prestadas orientações como do Programação de Extensão “MT Horticultura”, clínica de doenças de plantas, entregas de mudas de banana e flores tropicais, orientação sobre educação no trânsito, orientações ao consumidor, orientação sobre habilitação (CNH), palestra de saúde do homem e saúde da mulher. No local tiveram oficinas como a de planejamento e aproveitamento de alimentos, de manutenção de tratores agrícolas, e oficina “Jogo Limpo – Combate ao Aedes”. Ainda foram oferecidos outros serviços como corte de cabelo, maquiagem e auto maquiagem, além de diversas outras atividades como as esportivas (Torneio de Futebol), jogo digital “Detranzinho”, atividades educativas (pinturas e “Procon vai à escola”), além de recreação para as crianças.

Parceiros

Para a realização do Mutirão Rural, o Sindicato e o Senar-MT contou com os seguintes parceiros: Produtores Rurais da região, Escola Estadual Che Guevara, Prefeitura Municipal (Secretarias de Saúde e Assistência Social – Cras, Creas e Cadastro Único), Núcleo da Aprosoja, Defensoria Pública, Politec, Detran, Procon, Incra, Fetagri, Unic, Unemat, Laticínio Vital, O Boticário, Mundo D’Alegria, Fazenda Santa Amália, entre outros.

Arquivos - Galeria de Fotos