Sistema Famato premiará propriedades rurais com gestão feita por Jovens Produtores

Há três anos, o Prêmio Sistema Famato em Campo reconhece propriedades rurais que se destacam em boas práticas agropecuárias em Mato Grosso. Este ano, em sua 4ª edição, o concurso vai premiar as fazendas que contam com a participação de jovens de até no máximo 40 anos na gestão.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 16 de agosto. Os interessados podem acessar o site da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) – www.sistemafamato.org.br – e clicar no banner do prêmio para fazer a inscrição gratuitamente. O prêmio é uma iniciativa da Famato, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sindicatos Rurais e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Nesta edição, o prêmio será um reconhecimento aos jovens produtores que se dedicam a tornar o agronegócio de Mato Grosso um segmento sustentável em todos os aspectos. O Sistema Famato tem a intenção de estimular produtores rurais a manterem o padrão de excelência para que o estado continue sendo referência no setor agropecuário brasileiro e ainda incentivar a permanência do jovem no campo.

“Com este prêmio, o Sistema Famato quer identificar, estimular e ressaltar a importância do jovem no campo, demonstrando que, por meio de um planejamento bem feito, os jovens produtores podem obter mais sucesso no negócio com maior rentabilidade, pois podem unir a experiência adquirida pelos que os antecederam e a capacidade em inovar”, disse o presidente Normando Corral.

A participação do jovem na gestão da propriedade geralmente é transmitida de pai para filho com a finalidade de dar continuidade à atividade rural na mesma família. Mas também existe aquele jovem que se torna produtor rural por interesse na atividade agropecuária, aquele que nunca teve vínculo com o meio rural ou aquele que tem algum grau de parentesco e não necessariamente é filho. Estes perfis de produtores também podem participar do prêmio. No concurso será considerada a participação desse jovem na gestão da propriedade, seja em âmbito econômico, social e/ou ambiental da propriedade.

Quem pode participar? Propriedades que tenham a participação de jovens produtores na gestão. O jovem deve ter no máximo 40 anos de idade. A propriedade deve ser de Mato Grosso e estar inscrita com CNPJ de empresa constituída ou proprietário particular inscrito por CPF. Além disso, é necessário estar em dia com a Contribuição Sindical Rural. Os vencedores do prêmio nas edições anteriores não podem participar.

Etapas do concurso – O prêmio possui três fases. A primeira é a inscrição via formulário disponível no site www.sistemafamato.org.br, onde devem ser preenchidas todas as informações exigidas. A partir dos cadastros serão selecionadas as 14 melhores propriedades por macrorregião.

Caso uma macrorregião não tenha nenhuma propriedade com pontuação acima do índice de corte, automaticamente serão selecionadas propriedades de outras macrorregiões que irão competir entre si para a próxima etapa.       

A segunda fase serão as visitas técnicas nas 14 propriedades, entre os dias 3 de setembro a 19 de outubro, de onde serão escolhidas as sete melhores de acordo com os critérios do prêmio. As sete finalistas serão comunicadas pela Comissão Organizadora até o dia 26 de outubro.

A terceira e última fase será a apresentação dos projetos das sete propriedades finalistas no evento “Prêmio Sistema Famato em Campo”, em Cuiabá, e a premiação das duas propriedades referências na gestão de jovens produtores em Mato Grosso que irão participar de uma Missão Técnica do Sistema Famato. A apresentação das fazendas e cerimônia de premiação serão na segunda semana de novembro, em Cuiabá.

Os Sindicatos Rurais do estado responsáveis pela indicação das duas propriedades vencedoras também serão premiados com a participação de um representante na Missão Técnica do Sistema Famato. Lembrando que o sindicato deve ser citado no ato da inscrição pelo produtor rural.

Inscrição – Para participar, preencha de forma autodeclaratória todos os itens da ficha de inscrição no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVvAS7VjB2q7v40ecYnyyL5gTMk1y-WXW5HNTpRojnw_zlDA/viewform

Os dados declarados deverão ser comprovados e validados por meio de documentos.

Para mais informações sobre os critérios, requisitos, processo de seleção, formação da Comissão Julgadora e outras informações sobre o prêmio, acesse o regulamento oficial: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVvAS7VjB2q7v40ecYnyyL5gTMk1y-WXW5HNTpRojnw_zlDA/viewform

A realização do prêmio também conta com o apoio das entidades Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), Instituto Algodão Social (IAS), Associação dos Criadores de Suínos (Acrismat), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).

Fonte: Ascom Famato

Links Úteis

Endereço: Av. Lions Internacional, 2.650-W – Vila Esmeralda, Parque de Exposições
Telefones: (65) 3325-0142
Horário: Seg. à Sex - 07:30 às 11:00 - 13:00 às 17:30