Sindicato Rural é parceiro na realização da 1° Feira Estadual MT Horticultura

O Sindicato Rural de Tangará da Serra participou da 1° Feira Estadual MT Horticultura e foi parceiro na realização do evento, juntamente com a Unemat, a Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEATGA) e a Prefeitura Municipal. A Feira aconteceu nestas quarta (6) e quinta-feira (7) e atraiu milhares de pessoas.

“Foram dias históricos para Tangará da Serra e para Mato Grosso. Isto, graças ao campus da Unemat que já vem cultivando este solo há muito tempo. Parabenizamos todos os envolvidos, desde os organizadores, todos os mestres, professores e universitários que já vinham desenvolvendo este trabalho há muito tempo e que já era uma referência. Foram dois dias em que plantamos a semente e tenho a certeza que, com as características da nossa cidade, onde conseguimos agregar valor às pequenas e grandes propriedades, ainda iremos colher muitos frutos”, ressaltou o presidente do Sindicato Rural, Reck Junior.

O evento apresentou as tendências do mercado de frutas, hortaliças e flores tropicais. Além disso, cerca de 40 stands foram montados para que empresas da cidade também expusessem seus produtos direcionados aos produtores de horticultura.

“Mato Grosso é conhecido no mundo todo como um grande produtor, mas somente em grande escala. E eu tenho certeza que após este pontapé inicial, vai ser uma nova história sendo construída em nosso estado, graças ao trabalho de cada um que esteve à frente deste projeto. Nós, do Sindicato Rural, temos orgulho de poder contribuir e poder fazer parte disso tudo”, acrescentou Reck.

MT Horticultura

O MT Horticultura leva informações de pesquisas desenvolvidas na universidade para auxiliar produtores no dia a dia no campo. Além das divulgações no próprio site e redes sociais, visitas às propriedades e dias de campo também são realizados.

Um dos criadores do programa e também coordenador do MT Horticultura, professor Doutor Willian Krause, explicou que o programa surgiu da necessidade de aproximar a universidade do empreendedor do campo para que houvesse uma troca de conhecimento. “A principal intenção de um programa de extensão é o envolvimento com a sociedade, que este programa atende diretamente, mas principalmente os produtores rurais que é o foco do nosso trabalho”, afirmou.

Senar Tec

O SENAR Tec Hortifruticultura foi lançado em Tangará da Serra durante a abertura oficial da feira. Trata-se de um programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT, com duração de três anos e é realizado em várias etapas. Neste primeiro momento está sendo feito o cadastro daqueles que querem participar e em seguida começa a fase de diagnóstico das propriedades e planejamento.

Para o presidente do Sistema Famato/Senar-MT/Imea, Normando Corral, o SENAR Tec Hortifruticultura contribuirá para o aumento da produção, produtividade e rentabilidade do produtor rural deste setor. Corral ressalta ainda que a região tem uma grande produção de frutas e hortaliças e enfatiza que com a parceria do Sindicato Rural, Unemat e várias outras entidades, o programa vai contribuir muito com a organização da cadeia produtiva de hortifruticultura.

O gerente técnico do SENAR-MT, Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto Zanata explicou que serão atendidas 50 propriedades rurais. Sendo que, 25 serão produtoras de hortaliças e 25 de fruticultura.

Arquivos - Galeria de Fotos
1.jpg : 2.jpg : 3.jpg : 4.jpg : 5.jpg : 6.jpg : 7.jpg : FEIRA1.jpg : FEIRA2.jpg :