Reck Junior participa de Fórum internacional e palestra sobre os potenciais econômicos da área de influência do Porto de Cáceres/MT

Na tarde desta quarta-feira (03), foi realizado o primeiro “Fórum Virtual de Logística Fluvial – Entre Covid e Águas Baixas”. O evento, onde foram apresentadas as principais referências no setor de navegação da hidrovia Paraguai-Paraná, foi realizado pela Câmara de Exportadores, Logística e Promoção de Investimentos de Santa Crúz de La Sierra (Cadex). Reck Junior foi um dos palestrantes e dentre os temas abordados enfatizou a produção e os produtos que temos em potencial na nossa região e a área de influência do Porto de Cáceres/ Mato Grosso.

O fórum foi transmitido através da plataforma Zoom na Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Reck Junior que é presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, também é fundador e atual presidente da Associação Pró Hidrovia do Rio Paraguai (APH).

“É uma satisfação muito grande representar Mato Grosso neste fórum tão importante economicamente para todos os cinco países que compõe a hidrovia Paraguai-Paraná e neste momento das águas baixas do rio Paraná e crise com a pandemia da Covid. Uma oportunidade única de apresentarmos o potencial do estado de Mato Grosso e principalmente a potencialidade dos produtos que temos na área de influência do Porto de Cáceres/Mato Grosso para oferecer e também os produtos que precisamos importar, a exemplo dos fertilizantes que utilizamos nas produções agrícolas e também grande parte do trigo consumido no Brasil. Acredito que após esta pandemia, muitas coisas vão começar a caminhar e a prosperar através do Porto de Cáceres/Mato Grosso”, destacou Reck Junior.

Currículo

Vanderlei Reck Junior (Reck Júnior) é produtor rural, empresário, membro fundador da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso – Aprosoja/MT, tendo exercido diversos cargos na entidade, entre eles Vice-Presidente Oeste, biênio 2014-2015. Atualmente é presidente do Sindicato Rural de Tangara da Serra - MT, triênio 2015-2017 e 2018-2020, além de fundador da Associação Pró Hidrovia do Rio Paraguai (APH) – Mato Grosso, da qual também é o atual presidente.

O evento

Martín Salces, gerente geral do CADEX, comentou que o evento se deve à necessidade de encontrar soluções concretas para os problemas de navegabilidade fluvial que permitam aumentar o volume de importações e exportações do país. Ele mencionou que o governo boliviano mostrou sinais muito importantes de crescimento e sérias intenções de apostar na hidrovia Paraguai-Paraná pela saída soberana para o mar e é por isso que a iniciativa de gerar sinergias vem de dentro da câmara de exportadores de Santa Cruz com a firme intenção de continuar a estabelecer laços entre os países vizinhos e, assim, entre todos, gerar o necessário para ter uma estrada fluvial que beneficie a região.

O evento foi apoiado por importantes instituições, como o CPTCP, o Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná, o Centro de Proprietários de Rios e Marítimos do Paraguai (CAFyM), o Núcleo Internacional da Hidrovia, Centro de Navegação do Uruguai, o Governo do Estado de Mato Grosso, Semagro, Capeco, Bolsa de Comércio de Rosário, APH, CPPC, CANIOB e o Instituto de Desenvolvimento Regional.

Palestrantes

Além de Reck Junior, os palestrantes do fórum foram Romina Bocache, Secretária Executiva do CIH, Jim Reid, Presidente do CPTCP, Jaime Verruk, Secretário de Estado de Mato Grosso do Sul e SEMAGRO, Alfredo Sesé, da Bolsa de Rosário, Jorge Arias, do Complexo Agroindustrial Port Nutrioil, Puerto Jennefer, Diego Azqueta, CEO da INTERBARGE, Juan Carlos Venecia, diretor do Instituto de Desenvolvimento Regional de Rosário, Andres Gibson, diretor da LATINCOMP, Esteban Dos Santos, presidente da CAFyM, Luis Zubizarreta, presidente da Câmara de Portos empresas privadas comerciais da Argentina, Alejandro González presidente do Centro de Navegação do Uruguai, Cesaro Juré presidente da CAPECO e Oswaldo Barriga presidente da CADEX.

Autor: Assessoria de Comunicação