Reunião irá formalizar a criação de núcleo do PCI em Tangará da Serra

O Grupo de Trabalho da “Estratégia: Produzir, Conservar e Incluir - PCI”, de Tangará da Serra, irá realizar a sua primeira reunião, nesta terça-feira, dia 29. O encontro será a partir das 14h, na sede do Sindicato Rural, e será uma troca de experiências importantes para o início da implementação de ações de sustentabilidade no município, com foco na produção sustentável, na conservação dos recursos naturais e na inclusão dos produtores de pequena escala, especialmente da agricultura familiar.

Na programação, além do presidente do Sindicato Rural, Romeu Ciochetta, que fará a abertura da reunião, também estará presente o Secretário Adjunto de Agricultura Familiar de Sorriso, Márcio Luiz Kuhn, para fazer a apresentação dos projetos que já estão sendo desenvolvidos por eles;  o Diretor Executivo do PCI, Fernando Sampaio, que fará uma apresentação sobre os objetivos e metas do PCI e os possíveis financiadores de projetos. Logo após as apresentações, será aberto um espaço para perguntas e debates entre os participantes.

O Grupo de Trabalho é constituído por representantes do Gabinete da Prefeito Municipal, das Secretarias Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, da Câmara de Vereadores, da Unemat, do Sindicato Rural e do Instituto Pantanal Amazônia de Conservação-IPAC.

Um dos principais objetivos, neste primeiro momento, é viabilizar a implantação de um Núcleo do PCI em Tangará da Serra e estabelecer o cronograma das ações a serem desenvolvidas. Atualmente já existem três núcleos regionais em Mato Grosso: Barra do Garças, Sorriso e Juruena.

Sobre o PCI

O Estado de Mato Grosso por meio de seu governador lançou na Convenção do Clima (COP 21) realizada em Paris em dezembro de 2015, a “Estratégia: Produzir, Conservar e Incluir”, com o objetivo de captar recursos para o Estado de Mato Grosso objetivando a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal, a conservação dos remanescentes de vegetação nativa, recomposição dos passivos ambientais e a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e gerar a redução de emissões e sequestro de carbono de 6 GTonCO2, mediante o controle do desmatamento e o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

A ideia é institucionalizar o PCI nos municípios pela capacidade de captar recursos para implementar projetos. Nas metas que o estado assumiu, algumas já estão em estágio avançado. O objetivo do programa é juntar os esforços locais, externos (estado, união ou fora do país) no sentido de que a região vai discutir e implementar ações de sustentabilidade, pensando a longo prazo. A Famato, a Embrapa e a Acrimat são alguns dos parceiros.

Autor: Assessoria de Comunicação - Sindicato Rural