Assistência técnica e gerencial aumenta produtividade e renda em Tangará da Serra

A assistência técnica pode transformar a vida do homem do campo. E é desta forma que o Sindicato Rural de Tangará da Serra, através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), em parceria com o Senar-MT, vem desde 2019 realizando atendimentos para que os produtores possam, cada vez mais, transformar as suas produções em negócios lucrativos e sustentáveis.

Em Tangará da Serra, atualmente já são atendidas cerca de 139 propriedades nas cadeias produtivas de fruticultura, olericultura e bovinocultura de leite e, agora, com a ATeG em expansão, o objetivo é iniciar também os atendimentos na bovinocultura de corte. São cinco profissionais técnicos responsáveis pelo atendimento no município, capacitados para atuarem na gestão, manejo, reprodução, sanidade, instalações e nutrição.

Com a ATeG o produtor rural tem acompanhamento personalizado, gratuito, individual e mensal, além de disponibilização de material de apoio, acompanhamento mensal por um software especifico (SISATeG), melhora na gestão da propriedade, melhorias nos indicadores produtivos, econômicos e zootécnicos. Ainda tem a participação em eventos e cursos técnicos.

Comercialização

Para que os atendidos pela ATeG tenham a oportunidade de praticarem mais uma etapa de sua cadeira produtiva, que é a comercialização, o Senar-MT e parceiros criaram a feira “Natural do Campo”, no Shopping Estação, em Cuiabá. De Tangará, oito produtores participam todas as quartas-feiras, até o dia 8 de dezembro, da feira que tem frutas, legumes, verduras, derivados de leite, compotas, flores e vários outros tipos de "gostosuras" vindos direto do campo.

Para a produtora Solange da Silva Borges, assistida pelo Senar-MT através do Sindicato Rural de Tangará da Serra há três anos, a comercialização é uma das etapas mais importantes do processo de produção. "Só estou participando desta feira porque fui capacitada e orientada pelo Senar-MT". Solange conta ainda que quando começou a trabalhar com a produção de frutas não tinha conhecimento nenhum. "E com a ajuda dos técnicos fomos nos capacitando e adquirindo conhecimento". (Confira a história completa dela no Youtube: https://youtu.be/2lpRgQbdQsU ou no Instagram: https://www.instagram.com/tv/CWgspQZqgZI/?utm_medium=copy_link

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, também aproveitou para fazer compras. Ele destacou que o objetivo do Senar-MT, como um ente da Famato, é qualificar e fazer a assistência técnica e gerencial para o produtor. "A Feira Natural do Campo é fruto desse trabalho. Além das grandes culturas também nos preocupamos com os pequenos. Estou feliz de ver o resultado".

Para o produtor Josimar Gomes de Oliveira, que também é de Tangará da Serra e produz banana da terra, a expectativa é ter boas vendas. "Faz apenas seis meses que sou assistido pelo Senar-MT, mas já melhorei muitas coisas em minha propriedade. Agora quero aprender mais sobre a comercialização que é um dos nossos gargalos".

Armando Urenha, coordenador da ATeG do Senar-MT, esteve em Tangará antes dos produtores irem para Cuiabá, para realizar um treinamento presencial e diz que, além da oportunidade da prática dos conhecimentos adquiridos pela ATeG, os produtores receberão informações sobre a escala e regularidade de produção e comercialização. "Além disso, também serão orientados para ofertar ao consumidor produtos cada vez mais naturais".

Outros depoimentos de produtores de Tangará da Serra, assistidos pela ATeG:

Ozenil Pinto - "Faço temperos caseiros com colorau e açafrão que é uma delícia. Nosso ponto de encontro é toda quarta no estacionamento do Shopping Estação.  Esta iniciativa do Senar-MT é importante para nós. Com o apoio da instituição conseguimos vender nosso produto para um público diferente do que estamos acostumados. Estamos aprendendo a embalar e precificar nosso produto”.

Leonardo do Amaral Nunes - Tangará da Serra - "Sou produtor de plantas ornamentais. Vendo mudas e arranjos prontos. A expectativa é ganhar conhecimento para solucionar nossos problemas. Meu produto precisa de visibilidade e participar da Feira Natural do Campo, no estacionamento do Shopping Estação é perfeito para divulgar o meu produto. Conto também com o conhecimento que o Senar-MT leva para dentro da minha propriedade".

Aparecido Valdomiro Massaroto - "Sou produtor de flores e hortaliças e assistido pelo Senar-MT há seis meses. É uma experiência muito produtiva. Estamos aprendendo muito e, para mim, o mais importante é saber comercializar o meu produto e conviver de forma bem próxima com o meu consumidor. Esta é uma experiência importante para nós produtores. Sou feirante em Tangará da Serra e depois que participei da primeira feira aqui em Cuiabá já fiz mudanças na forma de comercializar o produto".

Fonte: Senar-MT

Autor: Assessoria de Comunicação - Sindicato Rural