O Sindicato Rural de Tangará da Serra, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), a Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEATGA) e o MT Horticultura/Unemat realizam, em parceria, nesta quinta-feira (23), o lançamento de um programa pioneiro em Mato Grosso: “Senar Tec Horticultura – Consultoria e Inovação no Campo”.
A reunião será a partir das 14h, no audiório do Sindicato Rural. Na oportunidade, serão feitos os cadastros de todos os produtores de hortaliças e frutas que tiverem interesse em participar do programa e receber assistência técnica gratuita para beneficiar suas propriedades.
“Engenheiros Agrônomos irão prestar todo atendimento necessário ao horticultor, desde o preparo do solo, controle de doenças e pragas até a gestão financeira da propriedade”, explica o engenheiro agrônomo e professor Willian Krause que é também coordenador do MT Horticultura, programa de extensão da Unemat.
Os profissionais serão contratados pelo Senar, cuja parceria foi viabilizada através do Sindicato Rural, e terão como base a sede do programa MT Horticultura que fica no CPEDA – Centro de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento Agroambientais, no campus da Unemat em Tangará da Serra.
O município tem hoje aproximadamente mil e duzentas pequenas propriedades voltadas à agricultura familiar. Muitas famílias vendem a produção na Feira do Produtor, referência no Estado em volume de público e vendas (a feira atrai, aproximadamente, dez mil pessoas aos domingos).