A cidade de Tangará da Serra será polo da Faculdade CNA e as atividades presenciais serão realizadas no Sindicato Rural. Trata-se da primeira instituição de ensino superior voltada exclusivamente para o Agronegócio. Serão ofertados quatro cursos tecnólogos na modalidade de Educação a Distância (EAD): Gestão de Recursos Humanos; Gestão Ambiental; Gestão em Agronegócio e Tecnologia em Processos Gerenciais. A duração varia entre dois e três anos, a depender do curso escolhido.
“A nossa cidade é universitária e mesmo já tendo opções, sempre há demanda. Se quisermos um país melhor, não há outro caminho que pela educação e no caso da faculdade CNA, o fato dela ser subsidiada e acessível traz oportunidades para um número ainda maior de pessoas”, destacou Reck Junior, presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra.
As inscrições ainda estão abertas para o processo seletivo do primeiro semestre de 2021 e há três formas de ingresso: vestibular; aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou por análise documental - em caso de segunda graduação. O edital completo está disponível no link http://faculdade.cnabrasil.org.br/arquivos/editais/edital_20211.pdf.
Ao todo foram inaugurados quatro polos de ensino em Mato Grosso. Além de Cuiabá que já vigora desde 2018 e Tangará da Serra, agora também haverá unidades em Barra do Garças, Nova Mutum e Rondonópolis.
Para o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Francisco Olavo Pugliesi de Castro, popularmente conhecido como Chico da Paulicéia, a Faculdade CNA surge como uma importante ferramenta de formação técnica e profissional para o meio rural.
"Quem faz os cursos da Faculdade CNA tem a possibilidade de imergir no mundo do agronegócio e consequentemente ajuda a fomentar o meio rural. É uma faculdade que veio com uma outra visão, a visão do produtor rural, de quem vive o agro diariamente".
Faculdade CNA
A faculdade CNA é a instituição de ensino superior do Sistema CNA, que engloba três organizações: a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária; o Senar e o Instituto CNA. Atualmente ela está em 22 estados brasileiros e possui, ao todo, mais de 50 polos espalhados por todo o Brasil. As formações são validadas pelo Ministério da Educação (MEC) do Governo Federal, que avaliou os cursos da instituição em conceito 4 (em escala de 1 a 5).