Liderança será tema do 12º Circuito Aprosoja

Liderança dentro e fora da porteira será o tema do 12º Circuito Aprosoja este ano. O evento que será lançado nesta quinta-feira (4), estará em Tangará do Serra no dia 25 de maio, às 18h30, no Tatersal do Sindicato Rural. Ao todo, o circuito passará por 24 Núcleos em Mato Grosso.

“Precisamos de líderes para a nossa atividade. Muitos são líderes natos, mas a maioria precisa de formação. Vemos atualmente, no contexto geral do Brasil, lideranças envolvidas com corrupção e práticas que não são éticas. Então, é preciso discutir esse papel”, diz Elso Pozzobon, vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), ressaltando os motivos da escolha do tema do evento, que uma associação forte é feita de líderes fortes e comprometidos.

Para falar sobre liderança, o palestrante deste ano é Carlos Alberto Júlio, com o tema “Por que está cada vez mais difícil ter sucesso sozinho?”. Ele também fará as palestras em todos os 24 Núcleos da Aprosoja durante o mês de maio e início de junho, conforme calendário divulgado.

Com 12 anos de atuação, a Aprosoja enfrenta o desafio de manter engajados e alinhados os seus líderes. Com cerca de 5 mil associados, a entidade soma 14 diretores e 162 delegados, que são agricultores que trabalham de forma voluntária com a representação de classe. Conciliar os negócios pessoais – já que prepondera entre os associados o perfil de gestão familiar - com o cotidiano puxado de compromissos e com a variedade de temas técnicos tratados pela instituição é a grande meta a ser atingida.

É por isso que as ações da Aprosoja incluem a preocupação com as lideranças também no ambiente familiar ou pessoal de cada associado. “Hoje consigo me dedicar à Aprosoja em parte porque estou fazendo a sucessão da gestão dos negócios para meu filho”, observa Pozzobon.

Embora more em Sorriso, o vice-presidente cumpre semanalmente uma rotina de pelo menos três dias de trabalho totalmente dedicados à Aprosoja. “É por isso que quando falamos em liderança e em trabalhar juntos estamos preocupados com todos os níveis de gestão em que os nossos associados estão envolvidos. A sobrevivência do negócio familiar, afinal, é um dos objetivos finais para os quais a Aprosoja foi criada”, analisa.

Parceiros – O Circuito Aprosoja é uma realização da Aprosoja e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Os patrocinadores são Bayer, Syngenta, Basf, UPL, Fundação MT e Sicredi.

*Com informações da Assessoria

Autor: Assessoria de Comunicação