Mutirão Rural irá beneficiar moradores do assentamento Antônio Conselheiro

Responsabilidade social é uma das prioridades do Sindicato Rural de Tangará da Serra. E com o objetivo de levar serviços e cidadania aos cantos mais distantes dos centros urbanos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), mais uma edição do Mutirão Rural será realizada este ano no município.

Desta vez, os beneficiados serão os moradores do assentamento Antônio Conselheiro e seus circunvizinhos. Os atendimentos serão no dia 23 de junho (sábado), das 8h às 15h, na Escola Estadual Antônio Che Guevara. Mais de 30 serviços serão prestados à comunidade.

“São serviços básicos e essenciais mas que são de difícil acesso para estas pessoas que moram em um assentamento. Então para nós, produtores rurais, é muito gratificante participar de ações como essa, levando mais cidadania para uma comunidade que é mais desassistida do que quem mora na área urbana. São muitos benefícios e oportunidades de atendimento num só local e no mesmo dia”, explicou o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Reck Junior.

De acordo com a mobilizadora do Senar-MT no município, Keile Martins, apesar do foco da entidade ser aprimorar os conhecimentos e atender as necessidades dos produtores rurais, projetos sociais como o Mutirão Rural têm resultados diferenciados.

“Conseguimos levar acessibilidade à população, principalmente às pessoas que moram em assentamentos e que tanto precisam de serviços como estes. E essa parceria entre o Sindicato e o Senar possibilita a realização deste grande evento, beneficiando diretamente as famílias rurais. São resultados que nos motivam a continuar fazendo sempre o melhor e sempre com mais qualidade", destacou.

Em 2017 o Mutirão foi realizado na comunidade São Joaquim do Boche e conseguiu realizar cerca de 2.080 atendimentos com o empenho de 150 voluntários. Para 2019, outra comunidade próxima à Tangará já está em estudo para receber o projeto.

Serviços
Dentre os serviços que serão ofertados durante o Mutirão Rural no Assentamento Antônio Conselheiro, estão incluídos teste de glicemia, aferição de pressão arterial, exames de IMC, testes rápidos (HIV, Hepatite B e C, sífilis, colesterol e triglicerídeos), vacinas básicas, avaliação de optometria (óculos de grau), atendimento odontológico (limpeza, prevenção e orientação), atendimento de fisioterapia (avaliação postural e avaliação funcional), psicólogo, treinamento funcional e zumba.

E ainda os atendimentos de cidadania como Benefício de prestação Continuada (BPC) para pessoas idosas ou portadores de deficiências física e mental, atendimento assistencial ao idoso, Programa bolsa Família, Passe Livre Intermunicipal (acima de 60 anos), atendimentos aos deficientes, Cadastro Único (inclusão e atualização), atendimento psicossocial, divulgação da Campanha Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil, divulgação da Campanha Nacional Faça Bonito – Combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, plastificação de documentos, segundas vias de certidões (nascimento, casamento e óbito), espaço cidadania e fotografia 3x4, primeira e segunda via de RG (primeira via para crianças acima de 9 anos e que saibam escrever), emissão de Declaração de Atividade Rural, encaminhamento ao INSS (aposentadoria rural), declaração de hipossuficiência e orientação jurídica.

Também serão prestadas orientações como do Programação de Extensão “MT Horticultura”, clínica de doenças de plantas, entregas de mudas de banana e flores tropicais, orientação sobre educação no trânsito, orientações ao consumidor, orientação sobre habilitação (CNH), palestra de saúde do homem e saúde da mulher. No local terão oficinas como a de planejamento e aproveitamento de alimentos, de manutenção de tratores agrícolas, e oficina “Jogo Limpo – Combate ao Aedes”. Ainda serão oferecidos outros serviços como corte de cabelo, maquiagem e auto maquiagem, além de diversas outras atividades como as esportivas (Torneio de Futebol), jogo digital “Detranzinho”, atividades educativas (pinturas e “Procon vai à escola”), além de recreação para as crianças.

Parceiros
Para a realização do Mutirão Rural, o Sindicato e o Senar-MT contará com os seguintes parceiros: Produtores Rurais da região, Núcleo da Aprosoja, Unic (cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Pedagogia, Psicologia e odontologia), Unemat (curso de Agronomia), Prefeitura Municipal (Secretarias de Saúde e Assistência Social – Cras e Creas), Politec, O Boticário, Defensoria Pública e Laticínio Vital. Além disso, contamos também com parcerias firmadas pelo Senar-MT como Setas-MT, Fetagri, Detran, Procon, entre outros.

Mutirão em Mato Grosso
Para 2018, estão programados 57 Mutirões Rurais em todo o estado e a expectativa é atender pelo menos 28 mil pessoas. A meta é realizar mais de 130 mil serviços

Autor: Gabriela Gonçalves
Arquivos - Galeria de Fotos