Proposta sobre o PCI é protocolada e entregue ao prefeito municipal

As mudanças climáticas e os desafios do desenvolvimento sustentável passaram definitivamente a ser uma pauta constante no cotidiano da sociedade e também não deixam de ser importantes em Tangará da Serra.

Pensando nisso, na manhã desta quinta-feira (08), um documento foi protocolado e entregue ao prefeito, Vander Masson, solicitando que o município libere recursos para a execução do plano com as ações para implementação da Estratégia: “Produzir, Conservar e Incluir – PCI”.

A elaboração dessa proposta do programa PCI em Tangará será com base em diagnóstico socioeconômico e ambiental e uma ampla discussão com todos os atores sociais do município, com o objetivo de delimitar os eixos norteadores, as ações, metas e construção de projetos de intervenção do programa.

Será um amplo levantamento e diagnóstico em todo o município, que possui atividades de produção agropecuária bem diversificadas, como: agricultura extensiva pecuária de corte e de leite, reflorestamento comercial, avicultura, suinocultura e produção de hortifrutigranjeiros. Entre os detalhamentos, estarão inclusas as informações sobre  o uso e ocupação do solo, quantidade de agricultores divididos por atividade. Também será feito um importante projeto de ações emergenciais para a bacia do Rio Queima-Pé.

Dando segmento aos trabalhos, nesta sexta-feira (09), também será entregue uma proposta com o plano de ações ao presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Brito, já que tanto a Prefeitura quanto a Câmara são instituições concedentes na proposta

Estiveram presentes na reunião, além do prefeito municipal e do presidente da Câmara, o presidente e o diretor do Sindicato Rural, que é a instituição proponente da proposta, Romeu Ciochetta e José Afonso Gonçalves, respectivamente. E também a chefe de gabinete, Ângela Xavier Belizário e, representando o Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC), que é a instituição executora da proposta, Décio Eloi Siebert.

Autor: Assessoria de Comunicação - Sindicato Rural